Programa qualifica 200 empresas dos municípios da AMVE para exportação

Programa qualifica 200 empresas dos municípios da AMVE para exportação
07/06/2022

Programa qualifica 200 empresas dos municípios da AMVE para exportação

A Universidade Regional de Blumenau (FURB) foi selecionada em edital da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para promover o Programa de Qualificação para Exportação, o PEIEX. Serão 30 meses de atividades desenvolvidas entre a Universidade e 200 empresas da região com potencial exportador. O programa acontece em todos os municípios da AMVE, com núcleo em Blumenau e polo em Brusque. O lançamento do programa está previsto para 19 de julho, no Centro de Inovação Blumenau. A Acib (Associação Empresarial de Blumenau faz parte do Comitê Consultivo.

“Santa Catarina se destaca tanto na importação quanto na exportação, sendo a 5ª unidade da Federação com maior volume de comércio internacional de bens em 2021. Esse programa busca qualificar empresas de pequeno e médio porte que não exportam ainda, ou que têm exportações muito pequenas e gostariam de aumentar o seu mercado de atuação. A maior parte das grandes empresas já estão inseridas no mercado internacional. O PEIEX atua tanto junto a produtores de bens como nos prestadores de serviços e desenvolvedores de tecnologia” explica Germano Gehrke, chefe do gabinete da reitoria da FURB e coordenador do PEIEX junto à universidade.

Sobre o Peiex

O PEIEX é oferecido pela ApexBrasil para as empresas brasileiras iniciarem o processo de exportação de forma planejada e segura. As empresas que nunca exportaram têm várias dúvidas em relação à comercialização internacional e o PEIEX ajuda a eliminar as principais incertezas. O Programa é implementado em todas regiões do país, por meio de parcerias da Apex-Brasil com instituições locais de ensino e pesquisa, como Universidades, Parques Tecnológicos ou Fundações de Amparo à Pesquisa, além de Federações de Indústria.

Sobre a Apex Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia mais de 15.000 empresas em 57 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para mais de 200 mercados. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados na atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Pular para o conteúdo