Projeto de lei considera cooperativismo patrimônio cultural e imaterial do Município

Projeto de lei considera cooperativismo patrimônio cultural e imaterial do Município
15/04/2024

Projeto de lei considera cooperativismo patrimônio cultural e imaterial do Município

O cooperativismo será considerado patrimônio cultural e imaterial do município de Blumenau. Um projeto de lei de autoria do vereador Bruno Cunha (Cidadania) foi aprovado pela Câmara Municipal e segue para a sanção do prefeito. O Núcleo de Cooperativas da Acib teve papel fundamental neste processo. 

O coordenador do Núcleo, Jones Roland Geske, explica que as cooperativas, historicamente, têm feito um trabalho importante para Blumenau, melhorando inclusive o Índice de Desenvolvimento Humano. “Exemplo disso é que em todas as enchentes e catástrofes ocorridas na cidade, as cooperativas foram as primeiras a lançar linhas de crédito e campanhas de arrecadação de alimentos”, lembra. “Esse reconhecimento por parte do Poder Público é muito importante para o cooperativismo em Blumenau, pois reforça a importância do movimento em nossa cidade e valida toda contribuição das nossas cooperativas no desenvolvimento econômico e social de nossa comunidade”, afirma Geske.

Bruno Cunha destaca que Blumenau é uma cidade que carrega o status de ser altamente atuante em práticas cooperativas. “Um estudo de 2022 demonstrou que Blumenau é a cidade com maior número de pessoas pertencentes que aderiram ao sistema de cooperativas do Brasil, passando de 80% das pessoas na cidade aderiram a um sistema de cooperativas. Por isso, é muito importante este reconhecimento para o desenvolvimento econômico, pensando nos processos de expansão das cooperativas em outros estados”, justifica.

Pular para o conteúdo