Proprietário da Transpotech é o Jovem Empreendedor de 2017

07/11/2017

Proprietário da Transpotech é o Jovem Empreendedor de 2017

Ricardo Cristiano Oribka, da Transpotech, é o Jovem Empreendedor de 2017. Ele recebeu nesta segunda-feira (06) o XVI Prêmio Gustav Salinger. Também foram reconhecidas as empresas Factory Coffee Bar, representada pelos proprietários Leonardo Biz e Marcelo Alexandre Novelli, na categoria Comércio; a Solarsou, na categoria Indústria, representada pelos proprietários Lucas Adolf Prinz, Eduardo Martins Deschamps e Sabrina Zange; a TN Seguros na categoria Serviços, representada pelo proprietário Rodrigo Lourenço Roberti; e a Blusoft, na categoria Empreendedorismo Social, representada por Joe Linder. Os vencedores receberam troféu, certificado e uma bolsa de pós-graduação da Unicesumar.

A entrega do prêmio ocorreu em uma solenidade em conjunto com a comemoração do aniversário de 116 anos da Acib, a mais antiga associação empresarial do Estado de Santa Catarina e uma das mais antigas do Brasil. No seu discurso, o presidente da Acib Avelino Lombardi, lembrou a história da entidade e as conquistas alcançadas. “Essa é uma história de grandes lutas e conquistas, com a preocupação sempre voltada às dificuldades dos empresários. Desde a sua fundação, a associação buscou melhorias da infraestrautura e dos serviços da cidade e da qualidade do que produz. A Acib, ao longo dos seus 116, teve papel relevante nos mais importantes fatos da cidade relacionados ao crescimento econômico e desenvolvimento empreendedor. Ainda hoje, tem liderado pleitos junto aos Governos, tais como duplicação da BR 470; revitalização da rodovia Jorge Lacerda; bacia de evolução dos portos de Itajaí e Navegantes, investimentos no aeroporto de Navegantes; sistema de prevenção de enchentes; mudança no Pacto Federativo; segurança pública; e anel de contorno de Gaspar.Todas essas reivindicações elencadas como prioridade pelas associações empresariais de toda a região do Vale do Itajaí. Entidades com as quais temos estreitado o diálogo e buscado a união cada vez maior na iniciativa que chamamos Voz Única pelo Vale”, apontou.

A diretora de Núcleos Empresariais, Maria Denise Ribeiro Ern, aproveitou a oportunidade para apresentar algumas novidades que a Acib está implantando. Entre elas, o aplicativo Acib Blumenau, que pretende fomentar o relacionamento com os associados e tem a intenção também de gerar negócios entre as empresas. O app já pode ser baixado na Apple Store (IOS) e Play Store (Android). Além disso, Denise anunciou a nova revista Empresário, que será produzida pela DNA Editora, cuja primeira edição deve circular a partir do dia 20 de novembro. Por fim, a Acib quer marcar mais presença nas redes sociais e estimular os associados e participantes de eventos a postar usando as hashtags #SomosAcib #AcibBlumenau #AcontecenaAcib.

Em nome da Acib Jovem, o coordenador do Núcleo, Roberto Montibeller, falou da importante participação dos jovens no empreendedorismo. “Pesquisas mostram que 60% dos jovens universitários pensam em abrir um negócio em até três anos após a graduação”, apontou. Na opinião dele, o Prêmio Gustav Salinger estimula o melhor aproveitamento das oportunidades.

O evento teve o patrocínio do BRDE e Unicesumar e o apoio do Núcleo das Emissoras de Rádio da Acib, Atlântida, Jornal de Santa Catarina, PoloSul, Proway e Viva! Fotografia. Contou também com o apoio da União Europeia por meio do programa de cooperação Al Invest 5.0, gerenciado pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo (CAINCO), Santa Cruz, Bolívia, cujo objetivo é promover o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas em toda a América Latina.