Reitora da Furb recebe lideranças empresariais

23/07/2019

Reitora da Furb recebe lideranças empresariais

Lideranças empresariais de Blumenau reuniram-se na manhã desta segunda-feira, 22 de julho, com a reitora da Universidade Regional de Blumenau, Marcia Sardá Espíndola e o vice João Gurgel. Em pauta a aproximação da FURB com as entidades engajadas a promoverem o desenvolvimento da região.

A reunião fez parte dos encontros do G6, grupo formado pela Associação Empresarial de Blumenau (Acib), Clube de Diretores Lojistas (CDL), Intersindical Patronal, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Blumenau), Associação das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Empreendedores Individuais de Blumenau (Ampe), Conselho de Desenvolvimento da Itoupava Central (Codec), Vice-Presidência do Vale do Itajaí na Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Observatório Social de Blumenau (Osblu) e Prefeitura Municipal de Blumenau.

O objetivo foi estreitar os laços da FURB com as entidades que integram o G6, coordenado por Avelino Lombardi, presidente da ACIB. A iniciativa surgiu após convite da reitoria. “Para mostrarmos o que temos feito, nosso potencial e também a abertura da FURB para a comunidade. Como o G6 é um grupo representativo, nós entendemos a importância de uma reunião ser feita aqui”, destacou a reitora Marcia Sardá.

O G6 tem como propósito discutir os problemas da cidade, a integração com o poder público, unindo forças para o desenvolvimento de Blumenau e região. “A FURB é muito importante para a região e o estado. E o G6 tem interesse de contribuir de alguma forma para que a universidade esteja cada vez mais forte, pois nós entendemos que ela tem importância fundamental no crescimento e desenvolvimento da nossa região”, ressaltou Avelino Lombardi.

O poder executivo municipal também esteve representado. “É importante essa aproximação, o diálogo, o conhecimento do que acontece na FURB, que tem uma história e temos que respeitar e trabalhar para que se fortaleça ainda mais”, comentou César Botelho, chefe de gabinete da prefeitura de Blumenau.

Além da aproximação com a FURB, um assunto importante da reunião foi sobre a gestão do Centro de Inovação de Blumenau, construído pelo Governo do Estado de Santa Catarina no campus 2 da Universidade. A formação e capacitação de servidores do poder executivo municipal, da indústria regional e outras demandas fizeram parte do encontro. A reitora Marcia Sardá Espindola, ao apresentar dados sobre o potencial da FURB em ensino, pesquisa e extensão, destacou que a formação superior ofertada pela instituição é alavanca para o processo de desenvolvimento local. Convidou os membros do G6 a apresentarem as demandas para o ensino superior e colocou-se à disposição para ouvi-los, inclusive por entender que a Universidade precisa saber como o mercado está recebendo os egressos da instituição. Sabe-se que o diploma da FURB é valorizado, “mas o desenvolvimento é um processo de diálogo contínuo”, ressaltou a reitora.

Participaram da reunião Avelino Lombardi, Charles Schwanke (da Acib), Hélio Roncáglio (CDL), Romualdo Marchinhacki e Denise Demmer (OAB-Blumenau), Elson Shutz e Enio Bagatolli (Ampe), Leonardo Moser (Codeic), Ulrich Kuhn (Fiesc Vale), Jorge Lobe (Osblu), Anderson Rosa e Cesar Botelho (Prefeitura de Blumenau), Marcia Sardá Espindola, Cláudia Lima Duarte da Silva e João Luiz Gurgel, da FURB.