Entidades de Blumenau formalizam carta ao prefeito pedindo revisão da tarifa de esgoto
Comissão da OAB elaborou parecer técnico de oito páginas para dar embasamento ao pedido
Florianópolis recebeu neste final de semana, 15 e 16 de junho, jovens empresários de 20 países que compõem a aliança de jovens empreendedores do G20, o fórum informal que promove debate aberto e construtivo entre países industrializados e emergentes sobre assuntos-chave relacionados à estabilidade econômica global. A cidade, única do Brasil, reuniu o seleto grupo G20 Young Entrepreneurs Alliance (G-20 YEA) – uma rede que conta com lideranças do empreendedorismo e da política internacional com o objetivo de fortalecer os negócios conduzidos por jovens.
A programação teve abertura no sábado, 15, na sede da Facisc, onde contou com a presença de autoridades e empresários que conduziram uma apresentação sobre o estado e a cidade de Florianópolis aos líderes jovens. No domingo, os jovens participam de uma imersão na Associação Catarinanse de Tecnologia (ACATE).
O presidente da Facisc, Elson Otto, destacou que receber líderes e representantes de 16 países e da União Europeia, além de jovens empresários de outros estados brasileiros e de Santa Catarina, é uma oportunidade de possibilitar relacionamento e fortalecimento de negócios liderados por jovens.
Estiveram presentes empresários da África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Canadá, China, Espanha, França, Índia, Itália, México, Reino Unido, Turquia, Uruguai e União Europeia de áreas como advocacia, agricultura, commodities, indústria de máquinas e equipamentos, tecnologia, seguros e previdência, serviços, marketing, branding, tecnologia da Informação, telecomunicações, comércio e transporte marítimo.
O evento foi organizado pelo Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (Cejesc) da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). Contou com a parceria da Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje), da Associação Empresarial de Florianópolis (Acif), do Programa Empreender, do Sebrae/SC, do Governo do Estado e da Prefeitura de Florianópolis.
O presidente do Cejesc, Guilherme Tomio, explicou que o Conselho é o maior movimento jovem do Brasil. “Santa Catarina tem núcleos de jovens em 72 municípios. São cerca de 2 mil jovens empresários participantes e mais de 1,5 mil empresas.” Os jovens catarinenses se reúnem a cada dois meses em encontros estaduais de forma itinerante, além dos encontros locais em cada cidade com o objetivo de conectar, dar oportunidades de negócios e crescimento dos negócios.
Durante a programação, os jovens líderes conheceram oportunidades de investimento no ecossistema com maior potencial da América Latina, fizeram networking com atores importantes para o desenvolvimento de negócios estratégicos para o estado. No domingo participam ainda de uma imersão no principal em empreendedorismo inovador de Santa Catarina, além de conhecerem o conceito inovador em centros globais de inovação.
* Com informações do site da Facisc.