Secretaria de Assuntos Internacionais de SC apresenta formas de atuação e resultados na Acib

16/08/2017

Santa Catarina é um dos principais receptores de investimentos na América Latina. Em um ano de atuação, a Invest SC já materializou R$ 1,9 bi de investimentos no Estado. Os dados foram apresentados na terça-feira (15) pelo CEO da agência de atração de investimentos, Guillermo Antonio Dávila Calle, em um evento promovido pelo Núcleo de Relações Internacionais da Acib em parceria com as associações empresariais de Brusque e Itajaí, que contou também com palestra do secretário de Assuntos Internacionais do Governo do Estado (SAI), Carlos Adauto Virmond Vieira.

Vieira ressaltou que a Invest SC é a única agência de investimentos do Brasil formada por uma parceria entre Governo do Estado e a Federação das Indústrias. Além disso, segundo ele, Santa Catarina é um dos poucos estados brasileiros que possuem uma Secretaria de Assuntos Internacionais.

O secretário falou sobre missões realizadas pelo órgão, que trouxeram investimentos relevantes para o estado. Uma das ações implantadas na gestão dele foi a organização na forma de vender SC par ao exterior, para que todas as entidades pudessem utilizar a mesma metodologia, criando o chamado “One stop shop”. Carlos Adauto Vieira explanou ainda sobre o papel da SAI. Internamente, a Secretaria atua no sentido de preparar missões internacionais, atrair investimentos com a Investe SC, articular cooperações internacionais e revisar/homologar acordos internacionais da Administração Direta. No âmbito externo as funções são voltadas a: paradiplomacia em SC, identificação de novos mercados para exportação, recepção e contatos com autoridades de outros países e contatos com organizações internacionais.

Para saber mais sobre a Invest SC acesse http://fiesc.com.br/investe-sc