Secretário de Articulação Internacional do Estado conversa com empresários na Acib

18/03/2019

O secretário de Articulação Internacional (SAI) de Santa Catarina, Derian Campos, esteve reunido com empresários no dia 15 de março em um evento promovido pelo Núcleo de Relações Internacionais da Acib. Na ocasião, ele apresentou as ações da Secretaria do Governo do Estado relacionadas ao Comércio Exterior. Uma das frentes em que o secretário está trabalhando diz respeito a oportunidades na educação, envolvendo ensino de espanhol e inglês na rede estadual de ensino através de convênios com Argentina e Estados Unidos, e um curso de Comércio Exterior focado na formação de jovens estudantes em parceria com o Estado – SAI e Secretaria de Educação – e outras entidades (Fiesc e Apex).

Na área do fomento, Derian Campos quer promover e levar os produtos catarinenses para o mercado internacional e divulgar os atrativos do Estado para investimentos estrangeiros em infraestrutura. “Quero consolidar uma única voz com a equipe de comunicação do governador, que interessaria a todas as regiões do Estado. Além disso, pretendo auxiliar na busca e formatação de linhas de financiamento específicas para a internacionalização de empresas junto ao Badesc e outros órgãos federais e internacionais”, apontou.

Campos também citou algumas ações para o desenvolvimento do Comércio Internacional de Santa Catarina, com a instituição de embaixadores de SC no exterior, organização de missões, e o projeto cidades irmãs. “Nosso planejamento está em constante evolução e nosso desafio é fazer Santa Catarina o Estado mais global do Brasil”, afirmou o secretário.

Após responder aos questionamentos dos empresários presentes, Derian Campos se comprometeu embuscar ferramentas de maior interação com os núcleos de comércio exterior das associações empresariais, bem como com os governos municipais e instituições de ensino e pesquisa.