Secretário de Estado de Assuntos Internacionais participa de reunião do Núcleo de Relações Internacionais da Acib

21/05/2020

Na quinta-feira, dia 21, o secretário de Assuntos Internacionais de Santa Catarina, Derian Campos, participou de um bate-papo online com o Núcleo de Relações Internacionais da Acib. O secretário falou sobre a atual situação do comércio exterior, a nova economia e a necessidade de as empresas se reinventarem. “Santa Catarina consegue competir mundialmente com vários tipos de produtos, inclusive com manufaturados. Penso que vamos passar pela crise de uma maneira mais branda do que outros Estados. Como somos um Estado importador e exportador, acredito que vamos nos recuperar mais rapidamente”.

Sobre a desvalorização do real, apontou que, em um momento em que é necessário ser mais competitivo, essa pode ser uma vantagem para a exportação no momento de retomada. “Tenho certeza que Santa Catarina já é destaque no Brasil em empreendedorismo e empregabilidade. Acredito que a retomada da economia será bastante acelerada aqui”, observou.

Entre as ações da Secretaria, destacou a criação de uma política pública de Relações Internacionais, em que toda Prefeitura teria um representante nesta área. “Temos que colocar isso não como uma atividade periférica, mas estratégica”.

Questionado sobre ações relacionadas a pequenas e médias empresas, Derian Campos afirmou que a intenção da Secretaria é ajudar grupos de pequenas empresas assessorando sobre como o Governo do Estado pode contribuir, além de chancelar a empresa ou produto para a exportação. O secretário também tirou dúvidas dos integrantes do Núcleo relacionadas ao suporte a empresas e parcerias com universidades. Ele se comprometeu a levar ao Governo do Estado os questionamentos feitos e buscar as informações para responder pontualmente as dificuldades levantadas.