Transporte público de Blumenau foi tema da reunião de Diretoria da Acib

09/03/2021

Transporte público de Blumenau foi tema da reunião de Diretoria da Acib

A reunião online de Diretoria da última segunda-feira, dia 08, teve como convidado o diretor da BluMob, empresa de transporte público de Blumenau, Maurício Garroti. Na pauta os assuntos destacados foram o pré-pandemia e o pós-pandemia do transporte público em Blumenau. Além disso, o diretor abordou a sustentabilidade, trajetória e futuro do transporte.

Apresentando diversos dados de operação em Blumenau, Mauricio informou que a BluMob já investiu R$ 96 milhões no transporte público da cidade nos quatro primeiros anos de atuação no município. Foram 25 milhões de passageiros transportados em 2019 e mais de 238 ônibus e 16 milhões de quilômetros percorridos em Blumenau.

“Sobre o modelo tarifário, no mundo há um entendimento do poder público e da sociedade, que prioriza e investe no modelo de transporte público. No Brasil, os sistemas são mantidos, com raras exceções, exclusivamente pelas receitas das tarifas cobradas dos usurários, e há falta de apoio para a sustentabilidade dos sistemas. Podemos afirmar que com menos passageiros pagantes, mais cara a passagem fica para quem utiliza diariamente o transporte público. No caso, vivemos uma espiral. E vários fatores têm trazidos desafios e necessidades de mudanças no modelo de transporte públicos. A pandemia só acelerou a velocidade com que essas mudanças precisam ocorrer”, explica Garroti.

Em Blumenau, atualmente 11% dos usuários têm gratuidades, um percentual elevado que tem grande peso sobre a tarifa. De forma sucinta, o diretor da BluMob explicou que no modelo tarifário atual são os usuários pagantes que dão subsídios às gratuidades.

Maurício Garroti contou que antes da pandemia, a empresa tinha cerca de 1.100 funcionários diretos. Durante a pandemia, a BluMob teve uma redução da grade de funcionários em 30%. No Brasil todo, segundo o executivo, o número de trabalhadores do transporte que perderam seus postos de trabalho equivalem a cerca de 14 “fechamentos da Ford”, que dispensou cinco mil trabalhadores.

“Ficamos cinco meses com o transporte público parado. Buscamos reduzir tudo que foi possível em termos estruturantes do sistema. Hoje, estamos com praticamente 45 mil passageiros, muito abaixo da média diária no mesmo período em 2019, que era em torno de 105 mil passageiros, o que tem gerado grandes desequilíbrios e defasagens financeiras, mesmo com todas as reduções”.

Questionado sobre a fiscalização da lotação dos ônibus, Mauricio informa que seguem a orientação do poder público. “No momento a ocupação permitida é 70%. Orientamos os motoristas a auxiliarem no controle da lotação e não permitir além do que foi fixado pelo regramento. Mas, precisamos também da conscientização da população, ou seja, do bom senso de não entrar quando o ônibus está cheio, ter flexibilização no horário de pegar ônibus, buscar alternativas viáveis na rotina do dia a dia para evitar a lotação e usar as informações disponíveis no aplicativo da empresa para consultar a oferta de viagens”.

Maurício Garroti tem mais de 20 anos de experiência nos segmentos de transporte de passageiros e logística, gerindo integralmente negócios e unidades nos estados de SC, SP, PR e MS. Tem 39 anos de idade, destes, 5 anos residindo em Blumenau, onde atua como diretor estatutário da BluMob. É pós-graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (SP), em Marketing pelo SENAC (SP), com MBA em Gestão Estratégica pela USP (SP) e MBA em Liderança, Inovação e Gestão 3.0 pela PUC (RS). Está em formação como conselheiro de administração pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC (SP).