Uso de arquétipos no Marketing é tema de palestra do Núcleo de Marketing da Acib

Uso de arquétipos no Marketing é tema de palestra do Núcleo de Marketing da Acib
28/06/2023

Uso de arquétipos no Marketing é tema de palestra do Núcleo de Marketing da Acib

Com os consumidores cada vez mais exigentes e a necessidade das empresas se destacarem no mercado, o uso de arquétipos aplicados ao Marketing torna-se uma ferramenta de diferencial competitivo. Foi para falar sobre este tema que o Núcleo de Marketing da Acib promoveu, no dia 28/06, um encontro com a publicitária Tatiana Cattaneo, especialista em Gestão Empresarial e Marketing pela ESPM. Ela observou a necessidade de conexão com o público no nível emocional.

Tatiana apresentou 12 arquétipos para falar sobre cada personalidade e como as marcas se identificam com esses arquétipos. São eles: o inocente, o sábio, o herói, o fora da lei, o explorador, o mago, a pessoa comum, o amante, o bobo, o cuidador, o criador, o governante.

E como definir o arquétipo da empresa? Não é algo simples, é uma construção. O que de ser considerado:

  • Qual o propósito da sua marca? Qual a sua razão de existir?
  • Liste seus valores, visão e missão
  • Pense no seu público-alvo e suas características
  • Identifique as principais características da sua marca
  • O que a sua corporação não abre mão
  • Procure semelhanças entre a sua marca e os 12 arquétipos
  • Exclua aqueles que não tem match nenhum com a sua empresa
  • Defina o seu arquétipo e teste sua aplicação
  • Reveja se for necessário
Pular para o conteúdo