Vania Ferrari ensina como o profissional do século 21 pode ter sucesso

11/04/2018

Vania Ferrari ensina como o profissional do século 21 pode ter sucesso

Com muito bom humor a palestrante e escritora Vania Ferrari falou do momento atual no mercado de trabalho e nas relações pessoais a um público que lotou o Teatro Carlos Gomes na terça-feira (10) em um evento promovido pelo Núcleo Acib Consultoria. Ela enfatizou que o mundo está mudando em todos os aspectos e levou as pessoas a se questionarem sobre como estão lidando com essas transformações.

“As pessoas estão adoecendo no mercado de trabalho porque não sabem conversar. A escola tem que mudar. Ensinar sobre medo, ansiedade, êxtase, tristeza. Para que possamos chegar a uma reunião e não emburrar porque fomos contrariados. A escola tem que ensinar as crianças a nomear seus sentimentos”, observou.

Vania também acredita que as empresas precisam mudar e respeitar a diversidade. “O BNDES mostra que empresas que respeitam a diversidade são 18.3% mais rentáveis”, apontou. Falou sobre o viés inconsciente e sobre como isso pode afetar o local de trabalho. A palestrante citou também que, em uma entrevista de emprego, a decisão de uma contratação ocorre nos primeiros três segundos de contato com o candidato. E que essas decisões inconscientes acontecem em muitas outras situações.

“O quanto a fim de mudar você está?”, questionou ao público. “As resposta que temos hoje não serão as mesmas de um próximo semestre de crescimento”, emendou. Segundo Vania, um terço de todo nosso conhecimento de hoje ficará obsoleto em apenas três anos. “O tempo de resposta mudou. Os processos das empresas têm que mudar. Tem que correr todo mundo junto. É preciso visão sistêmica. Cada área é importante, todo mundo é importante. Ou vai todo mundo ou não vai ninguém”.

Em outro momento, Vania Ferrari falou sobre produtividade no trabalho e mostrou dados que apontam que um americano trabalha o mesmo que quatro brasileiros porque o primeiro não está preso à descrição de cargo. “É fácil trabalhar com grandes orçamentos, prazos elastecidos, cliente feliz. Difícil é trabalhar na adversidade. Aí se destaca o profissional de sucesso do século 21. Um bom profissional cola naquele que está se saindo bem, pede ajuda. Profissionais de alta performance são pessoas estudiosas e de coração bom”, explicou.

A palestrante também ressaltou a necessidade de sempre aprimorar a comunicação. “O brasileiro olha o celular 78 vezes por dia. Estamos viciados no hormônio da felicidade, que é liberado quando alguém curte uma postagem. O problema é se leva depois cinco minutos pra voltar a se concentrar no que estava acontecendo”. Além disso, Vania falou da importância de olhar para o liderado quando ele fala, o que oferece segurança psicológica.

Prestar atenção ao próprio humor foi outra dica dada pela palestrante. “Alie-se a pessoas do bem que acreditam na empresa. Fique perto dos otimistas e longe dos pessimistas!Questione, duvide, pergunte,pense. Espalhe gentileza, simpatia e amor”, aconselhou.

O evento teve o patrocínio do BRDE.