2º Meeting de RH reúne profissionais do Vale do Itajaí

19/06/2018

2º Meeting de RH reúne profissionais do Vale do Itajaí

O 2º Meeting de RH do Vale do Itajaí reuniu 136 participantes no Teatro Municipal de Pomerode na última sexta-feira (15). Profissionais da área de Recursos Humanos participaram de uma manhã repleta de palestras e dinâmicas construtivas sobre as novidades do setor.

O SESI ofereceu o coffee de abertura do evento, que teve início às 8h30 e, às 9h, o presidente da ACIP, Peter Volkmann, proferiu os primeiros agradecimentos à plateia: “Me sinto sempre muito bem recebido! A segunda edição do Meeting cresceu muito de ano para o outro, e, mais uma vez, está mostrando resultados. Esses encontros são muito interessantes para contribuir com o engajamento entre as associações. É importante que vocês façam isso acontecer. Todas as nossas ações dependem do apoio e da participação das pessoas para poderem engrandecer momentos como esse”.

Apresentaram-se, respectivamente, os núcleos da ACIP (Pomerode), ACIB (Blumenau), ACIDI (Indaial) e ACIMVI (Médio Vale do Itajaí) com uma retrospectiva dos trabalhos realizados no último ano em cada associação.

A primeira palestra da manhã falou sobre autodesenvolvimento. Cris Sá contou sua história de vida, carreira e motivou os participantes. “Autodesenvolvimento é protagonismo, é ser dono da própria história. Nós escolhemos quem somos e também quem queremos nos tornar. Não existe ninguém no mundo que já viveu as mesmas coisas que você”, afirmou.

O SENAI esteve presente com palestra do professor Alex Kuhnen, que falou sobre os conceitos da Indústria 4.0 e sua aplicação dentro das empresas. “A Indústria 4.0 proporciona aprendizagem, conhecimento e veio para que as indústrias se tornem ágeis. Mas, mesmo com toda a modernização e a transformação digital pela qual estamos passando, as pessoas precisam lembrar-se de que elas é que são a peça principal desse quebra-cabeça”, alertou o segundo palestrante da manhã.

Após duas palestras, uma dinâmica quebra gelo com a equipe do Espaço de Educação Maker de Blumenau agitou os participantes. Divididos em equipes, foram protagonistas de um quizz com perguntas sobre os temas das palestras: Indústria 4.0, Comunicação Empresarial, Autodesenvolvimento e Gestão de Conflitos.

Os participantes que subiram ao palco receberam brindes e um dos presentes no evento foi agraciado, por meio de sorteio, com uma entrada para o CONCARH 2018, oferecida pela ABRH de Blumenau.

Quase chegando ao fim do evento, mais dois palestrantes inspiraram o público. Tabata Guimarães, da Taschibra, falou sobre gestão de conflitos e apresentou um emocionante case sobre a UPA (Unidade Prisional Avançada) de Indaial, presídio que já recebeu prêmio de melhor fornecedor da empresa. “Se formos capazes de ter outro olhar, conseguiremos enxergar novas oportunidades nas situações”, afirmou.

A última palestra do evento ficou por conta de Oldair Rotherm Silva, responsável por gerar idéias disruptivas a respeito da comunicação interna dentro das empresas. “É preciso mudar de lugar. Até 2020, 65% a 80% das empresas estarão oferecendo trabalho à distância, home office. Até 2020, 50% das empresas estarão utilizando suas próprias redes sociais corporativas. Até 2025, 65% das pessoas estarão trabalhando com funções e cargos que ainda não existem hoje. A tecnologia está trazendo velocidade, avanço, mas, isso não significa que ela vem para substituir as relações humanas, ao contrário, o avanço veio para oferecer novas possibilidades”, concluiu.

Ao final, todos os participantes confraternizaram no almoço de encerramento que ocorreu no Restaurante Siedlertal.