A importância do papel do líder na 4ª Revolução Industrial foi tema de evento em Blumenau

A importância do papel do líder na 4ª Revolução Industrial foi tema de evento em Blumenau
28/03/2019

A importância do papel do líder na 4ª Revolução Industrial foi tema de evento em Blumenau

“Gestão de negócios não é uma ciência exata, é uma ciência humana”, destacou Nilton Spengler Neto, advogado e diretor de Negócios da Pague Veloz, na abertura do 21º PV Talks, apontando para a importância do papel do líder na busca do sucesso das equipes e dos negócios. O evento aconteceu nesta quarta-feira (27), no auditório do CEB – Centro Empresarial de Blumenau, em uma promoção em parceria com a Acib.

O executivo abordou alguns fatos marcantes de cada revolução industrial vivida no mundo, desde o surgimento das máquinas, e os desafios da quarta revolução industrial. Chamada de Indústria 4.0, a nova onda baseia-se em um conceito que envolve novidades como impressão 3D, veículos autônomos, big data, drones, blockchain, internet das coisas e inteligência artificial. “A mistura de todas essas tecnologias vai transformar a sociedade daqui pra frente”, ressaltou Neto.

Neste cenário, o diretor de Negócios da Pague Veloz explicou que algumas profissões deixarão de existir e muitas outras surgirão. Ele apontou ainda as cinco habilidades essenciais requeridas para estes novos profissionais:

Criatividade: organizações devem permitir que seus líderes e colaboradores tenham liberdade de pensamento.

Inovação: é preciso saber ouvir e permitir que as ideias fluam.

Habilidade de comunicação: não existem mais fronteiras e limitações físicas para a competição, é uma competição mundial, é preciso se fazer entender em todos os níveis da organização. “Nem sempre o que a gente fala é o que o outro ouve, comunicação é uma arte”, apontou Neto.

Habilidade para solução de problemas complexos: além de ter habilidade técnica, é necessário o desenvolvimento de habilidades na interação humana.

Conhecimentos técnicos: o desafio não é deter o conhecimento técnico, essa é a porta de entrada. “O futuro é orquestrar a equipe no conhecimento técnico. Esse é o grande desafio dos líderes”, destacou Neto.

Para o sucesso dos negócios na 4ª Revolução Industrial, o empresário foi enfático. “Temos que recrutar lideranças com essas habilidades e também incentivar o desenvolvimento de cada uma delas dentro da organização”, alertou.

Sobre o PV Talks

Em sua 21ª edição, o PV Talks é uma promoção mensal da Pague Veloz com o objetivo de compartilhar conhecimento da jornada empreendedora. Empreendedorismo, gestão de negócios e temas ligados à inovação nas empresas já beneficiaram cerca de 700 pessoas que passaram pelo evento. A próxima edição será sobre Educação Financeira.

Sobre Nilton Spengler Neto:

Advogado, pós graduado em Direito Civil e Processo Civil, especialista em Gestão de Negócios pela Fundação Don Cabral. Cursou Contabilidade Gerencial como instrumento de gestão na Fundação Fritz Mueller e participou do curso de especialização em Fintechs – Inovação e Disrupção do Mercado Financeiro na Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. Atualmente é acionista e diretor de Negócios da PagueVeloz Serviços de Pagamento e cursa o MBA em Bancos e Instituições Financeiras pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo.

Pular para o conteúdo