ACIB realiza reunião com a nova diretoria

19/06/2023

ACIB realiza reunião com a nova diretoria

A diretoria da Associação Empresarial de Blumenau (ACIB) se reuniu nesta segunda-feira (19/6). Na pauta estavam a integração dos novos diretores e atualização sobre a reforma tributária, assunto que está em alta e afeta diretamente as empresas e relações de consumo.

O tema já foi discutido em outra ocasião e a ideia era apresentar como está o andamento das PECs 45 e 110. A 45 é a que caminha melhor atualmente. O diretor para Assuntos Tributários, Marciel Costa explicou que ela é considerada a mais técnica e prevê a unificação de cinco tributos (IPI, PIS, Cofins, ICMS e ISS) no IBS, que tem alíquota de referência estimada em 25% do valor do produto ou do serviço prestado e deveria ser direcionado à cidade e ao estado onde o produto foi consumido. Já a 110 unificaria nove tributos.

A PEC 110 está parada desde 2 de fevereiro no Senado aguardando um relator. Já o Grupo de Trabalho da Reforma Tributária irá apresentar um novo texto para a PEC 45 nas próximas semanas, esta tramita na Câmara dos Deputados prometeu aprovação da reforma tributária na semana de julho de 2023.

A ACIB continuará acompanhando o assunto.