Advogado defende criação da Câmara de Justiça no Vale do Itajaí

06/03/2018

Advogado defende criação da Câmara de Justiça no Vale do Itajaí

Na reunião conjunta desta segunda-feira, 5, a diretoria e o conselho deliberativo da Acib receberam o advogado César Wolff, que falou sobre a importância da criação de uma Câmara de Justiça no Vale do Itajaí. Segundo ele, atualmente, as segundas instâncias estão concentradas em capitais no Brasil e é necessária a sensibilização do Poder Judiciário sobre este tema. Wolff citou a Câmara de Chapecó, criada em 2009, que foi a primeira Câmara Regional de segunda instância do Brasil.

Para o advogado, existem alguns desafios a serem superados e já apontados pelo Tribuna de Justiça de Santa Catarina em relação à Câmara Regional de Chapecó, como os como os custos de manutenção, a dificuldade de operacionalização e resultados tímidos. Porém, também segundo Wolff, o processo eletrônico tem facilitado as dificuldades de operacionalização. “A Associação Empresarial de Chapecó teve grande envolvimento na criação e manutenção da Câmara daquela cidade. Por isso, nossa sugestão é que a Acib também possa apoiar essa iniciativa aqui, conhecendo as vantagens da criação de um órgão como este”, apontou.

O presidente do Conselho Deliberativo da Acib, Carlos Tavares D’Amaral, comentou sobre a preocupação em não onerar ainda mais o sistema Judiciário e sugeriu um projeto bem delimitado com quatro regiões, por exemplo. “Ampliar a máquina pública não é algo que nós como entidade apoiamos”, observou.