Conselho de Entidades de Blumenau recebe Jorginho Mello e candidatos da coligação Fé no Trabalho e Pé na Tábua
O evento reuniu candidatos ao Governo do Estado, ao Senado, à Câmara dos Deputados e à...

Evento do Núcleo Gestores em TIC da Acib esgotou os assentos do Shopping Park Europeu e trouxe quatro especialistas para debater governança, cibersegurança e aplicações reais de IA nos negócios
Uma pesquisa da Abiacom (Associação Brasileira de Inteligência Artificial e E-commerce),, mostra que 72% das empresas brasileiras ainda estão em estágio iniciante ou experimental na adoção de Inteligência Artificial, e 59,1% delas não possuem diretrizes formais para o uso da tecnologia, um retrato que ajuda a explicar por que o tema “Além do Hype” levou cerca de 300 pessoas a lotarem o Cinema Arcoplex, no Shopping Park Europeu, nesta terça-feira (15).
O IA Summit 2026, promovido pelo Núcleo Gestores em TIC da Associação Empresarial de Blumenau (Acib), reuniu empresários, profissionais de tecnologia e entusiastas em torno de quatro palestras sobre aplicações práticas, governança e segurança da Inteligência Artificial nos negócios. Na abertura, o coordenador do Núcleo Gestores em TIC da Acib, Valdir Steinbach Jr., destacou o momento de transição acelerada vivido pelo setor. “A IA deixou de ser uma promessa distante para se tornar ferramenta de trabalho, e Blumenau, região com DNA voltado à inovação, tem papel central em discutir essas transformações de perto, trazendo referências que atuam na linha de frente dessa mudança”.
Felipe Bittencourt, diretor para Assuntos de Inovação da Acib, representando a presidente Christiane Buerger, discursou em seguida. “Eventos como este são fruto direto do associativismo. Quando empresas se unem em torno de uma entidade como a Acib, ganham força para discutir temas que, sozinhas, dificilmente conseguiriam colocar em pauta com essa qualidade e esse alcance. Blumenau cresceu assim, com empresários que entenderam que competir não impede cooperar”, afirmou Bittencourt.
Ele lembrou que a Acib integra o grupo de entidades, ao lado da Prefeitura, FURB, Instituto Gene, Centro de Inovação Blumenau (CIB), Blusoft e Ampe, que conduz o Distrito de Inovação de Blumenau (DIB), projeto que prevê consolidar uma área de cerca de 1,7 milhão de m² nos bairros Itoupava Seca e Victor Konder como polo de inovação urbana, econômica e social da cidade. “O DIB é um exemplo do que o associativismo pode construir a longo prazo, com foco em reunir poder público, universidade, iniciativa privada e comunidade em torno de um projeto que vai definir os próximos anos de Blumenau como cidade de inovação. Eventos como o IA Summit também nascem desse mesmo espírito”, concluiu.
Resiliência cibernética como fator de continuidade dos negócios
Abrindo a programação de palestras, o CIO do Grupo Hennings, Alexandre Wenderlich, apresentou o tema “Resiliência Cibernética: fatores cruciais para defesa e continuidade dos negócios”, abordando os principais riscos que ameaçam a continuidade das operações empresariais e as características de um bom plano de recuperação de desastres (DR).
“Não basta ter um plano de recuperação de desastres no papel. É preciso testar, revisar e estar pronto para agir quando, não se, a crise chegar”, afirmou o executivo, para quem resiliência cibernética não é um investimento opcional, mas condição para a sobrevivência do negócio.
Governança de IA em pauta
Na sequência, Sérgio Gama, Senior AI Solution Architect da TD SYNNEX, conduziu a palestra “Governança de IA – Como transformar risco em confiança, escala e valor”, apresentando os principais riscos das aplicações de IA nas empresas e casos reais de falhas de governança em grandes companhias.
“Grandes falhas de IA raramente são falhas técnicas. Normalmente envolvem falta de governança e accountability”, destacou Gama. Ele também explicou que governança não é burocracia, freio à inovação ou checklist pontual, mas a disciplina que acompanha a IA durante todo o seu ciclo, desde o treinamento à operação, e que, bem aplicada, acelera resultados ao reduzir atrito e surpresas.
Da estratégia aos casos reais
Dando sequência na programação, Rafael Dall’Anese, gerente de TI da DR Aromas & Ingredientes, apresentou “IA sem hype: da estratégia aos casos reais”, defendendo que a transformação digital só é completa quando une o olhar interno, de melhoria de processos, ao olhar externo, de entrega de valor ao mercado e trazendo cases da própria empresa após um ano de experimentação com IA.
“Comece pela pergunta, não pela tecnologia. A experimentação precisa caminhar junto com a governança. A tecnologia é a parte mais fácil, o humano é fundamental. No fim, o objetivo não é implementar IA. Muitas vezes nem precisa de IA, e sim resolver as dores do negócio”, resumiu.
IA no desenvolvimento de software fecha a programação
Encerrando as apresentações, o casal Gabriel Fróes e Vanessa Weber, criadores do canal Código Fonte TV, referência em programação e tecnologia com mais de 775 mil inscritos, discutiu “Inteligência Artificial no Desenvolvimento de Software”, mostrando como a percepção sobre IA generativa na programação mudou rapidamente nos últimos anos e trazendo dados de pesquisas próprias com a comunidade de seguidores do canal sobre uso, confiança e produtividade com a tecnologia.
“O que era resposta certa há dois anos hoje já está defasado. O mercado saiu de ferramentas simples de autocomplete para verdadeiros ecossistemas de agentes de IA”, destacaram, ao apresentar dados sobre quem usa IA no trabalho, confia na qualidade do código entregue por ela e se sente mais produtivo com seu uso no dia a dia.
Patrocínio
O IA Summit 2026 contou com o patrocínio de Selbetti. Patrocínio ouro de Domo Soluções em Tecnologia, Dati Soluções em TI e Hardlink Informática e Sistemas.Já patrocinio prata temos BluePartner Soluções em TI, Cloud2Go, AGB Sul Computadores e Serviços, Grupo SafeInc.