Diretores da SC Gás falam sobre geração de energia na Acib

20/06/2017

Diretores da SC Gás falam sobre geração de energia na Acib

Nesta segunda-feira (19) a diretoria da Acib recebeu representantes da empresa SC Gás (Companhia de Gás de Santa Catarina) para tratar de assuntos relacionados à geração de energia. Estiveram presentes o diretor técnico comercial Rafael Rodrigo Longo e o engenheiro Ivan Carlos Carneiro da Rocha, gerente de tecnologia. Longo lembrou que a SC Gás foi constituída em fevereiro de 1994 e possui contrato de fornecimento de gás natural desde julho de 1996, com início da operação em abril de 2000. “Desde a Constituição de 1988 este serviço foi estabelecido como monopólio. Somente uma empresa por Estado pode fazer a distribuição do gás natural de petróleo. O contrato vigora por 50 anos, até 2044”, acrescentou.

Segundo o diretor, ao longo da rede de gasodutos que passam por SC foram instalados nove pontos de recebimento de gás para atender aos mercados específicos de cada região. “Temos uma economia industrial diversificada e assim conseguimos atender os inúmeros segmentos”, apontou Longo. Além disso, a companhia conta com quatro bases operacionais em 59 municípios. Em maio deste ano foram distribuídos 1,8 milhões de metros cúbicos de gás por dia para 11.490 clientes, entre industriais, comerciais, residenciais e postos de GNV. De acordo com Rafael Longo, o gás de SC hoje é o mais barato do Brasil. A tarifa é composta por gás e transporte, impostos e margem bruta, esta última fiscalizada pela ARESC.

O diretor ainda falou sobre a previsão de investimentos para aumentar o volume de clientes e de distribuição. “A intenção é apresentar uma solução integrada: a SC tem o gás e selecionamos parceiros que possuem os equipamentos. Conseguimos com o BRDE um financiamento específico para o setor. A possibilidade de colocar alguns polos de geração de energia elétrica locais pode dispensar algumas linhas que custam milhões”, avaliou.

Eventos

A SC Gás está promovendo eventos em diferentes cidades, em parceria com as associações empresariais, com palestras de técnicos da companhia. Nos eventos, são tratados temas como estrutura e alternativas de suprimento, novo modal de atendimento por redes locais, oportunidades com a cogeração e previsibilidade de tarifa e conta gráfica.

No dia 6 de julho haverá um evento na Acib especificamente para falar sobre o tema: como a empresa pode reduzir custos e aumentar a eficiência energética utilizando o gás natural para a geração e cogeração de energia.