Empresário associado à Acib apresenta projeto de bueiro inteligente e chama atenção para questões ambientais

23/04/2019

O empresário associado à Acib, Tiago Santos, da empresa Top Quadros, foi um dos convidados da reunião de Diretoria da Acib desta segunda-feira (22). Ele apresentou dados sobre a poluição nas cidades, praias e oceanos, com problemas do lixo, e o projeto do primeiro bueiro inteligente de Blumenau.

“Em torno de 80 a 90% do lixo que está nos oceanos vem das cidades, não nas praias”, destacou, explicando também sobre o problema das nano partículas de plástico, que são eliminadas a cada lavação de uma peça de tecido sintético, por exemplo, entre vários outros itens que geram esses resíduos.

Ele apresentou, ainda, uma série de fotos com bueiros cheios de lixo ou com problemas, registradas na Rua 7 de Setembro, em Blumenau. Em um único bueiro destes, ele encontrou 80 itens plásticos. “É lixo de todos”, destacou.

O empresário também mostrou cases do exterior que podem solucionar parte do problema. Ele apresentou ideias que foram sugeridas ao Poder Público, cuja proposta principal seria algo semelhante ao projeto “Adote uma Praça”. “O empresário em frente a sua empresa, por exemplo, poderia adotar um bueiro inteligente”, explicou.

Santos pediu apoio da Acib para que se chegue a um modelo que a cidade possa implementar.