Gestão Sustentável de Produtos Químicos será tratada em curso na Acib

24/09/2018

Gestão Sustentável de Produtos Químicos será tratada em curso na Acib

Entre os dias 19 e 21 de novembro o Núcleo de Segurança e Saúde do Trabalho da Acib promove o curso: Gestão Sustentável de Produtos Químicos. O objetivo é capacitar os profissionais a desenvolverem e implantarem um programa de gestão de produtos químicos em empresas do setor industrial, incluindo os aspectos de segurança e saúde no trabalho e meio ambiente.

O público-alvo é formado por profissionais das empresas com atuação nas áreas de segurança e saúde no trabalho, gestão ambiental e demais interessados. O primeiro lote de ingressos já está a venda no site:https://www.sympla.com.br/gestao-sustentavel-de-produtos-quimicos__341064

Conteúdo Programático

1. Fundamentos? conceitos básicos sobre produtos químicos, perigos e riscos, propriedades físico-químicas de substâncias e misturas

2. Identificação de perigos e riscos

a. Fontes de informações sobre produtos químicos

b. Sistema Geral Harmonizado de Classificação de produtos químicos e comunicação de perigos/riscos (GHS / NR 26): >

c. Outros perigos não cobertos pelo GHS

d. Identificação de riscos em processos e operações industriais, incluindo situações de emergência

3. Medidas preventivas

a. Armazenamento e manuseio seguro

b. Controle das exposições : hierarquia de controles, proteção coletiva e proteção individual

c. Tratamento e disposição de resíduos industriais

d. Preparação e atuação em situações de emergência: primeiros-socorros, prevenção e combate a incêndio, derramamentos e vazamentos.

4. Programa de Gestão de Produtos Químicos

a. Definição dos elementos do programa e verificação das práticas existentes

b. Inventário de produtos químicos e análise das informações disponíveis (análise de fichas de dados de segurança)

c. Avaliação de riscos e conformidade legal

d. Planejamento de ações Preventivas

e. Capacitação e comunicação de riscos

f. Documentação e formalização do Programa

Sobre o instrutor

Gilmar da Cunha Trivelato ? bacharel em Química e Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo, doutor em Meio Ambiente pela Universidade Federal de Minas Gerais (área de concentração: Prevenção e controle da poluição). Pesquisador Titular da Fundacentro há 28anos com atuação na área de Higiene Ocupacional, Segurança Química e Gestão de Riscos. Docente do Programa de Pós-Graduação “Trabalho, Saúde e Ambiente”, área de concentração: Segurança e Saúde do Trabalhador, nível Mestrado.

Ex-professor do Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândia (1983-88). Membro de grupos de trabalho que elaborou textos legais (NR09, NR19, NR22, NR26 eNR32) e normas técnicas (NBR 14.725). Atualmente membro do Grupo de Trabalho Interministerial responsável pela implementação do Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação de Produtos Químicos e Comunicação de Perigos (GHS). Consultor da UNITAR ? United Nations Institute for Training and Research em projetos de implementação do GHS na América Latina. Consultor de diversas empresas na área de SST e Segurança Química: PETROBRAS (REGAP e REVAP), HOLCIM, VOTORANTIM, HERMES PARDINI, SESI-DN, Editora ABRIL, SindSuper (SP), entre outras.