Iniciativa da NSC contra as Fake News é apresentada na Acib

Iniciativa da NSC contra as Fake News é apresentada na Acib
04/09/2018

Iniciativa da NSC contra as Fake News é apresentada na Acib

Nesta segunda-feira (03), Domingos Aquino, gerente de Jornalismo Regional da NSC Comunicação, participou da reunião da diretoria e conselho da Acib e apresentou as ações que estão sendo empreendidas pela NSC contra as fake news. Ele destacou o aumento da força das notícias falsas nesse período pré-eleitoral e a importância de se combater este mal.

O executivo falou sobre as diferenças entre boatos, lendas urbanas e fake news, que são caracterizadas como notícias falsas escritas e publicadas com a intenção de enganar para a obtenção de ganhos financeiros ou políticos. “Uma coisa é discutir à luz de fatos e dados reais, outra é tomar decisões com base na mentira”, destacou.

Aquino também apresentou o trabalho da NSC de “fact checking”, ou seja, checagem das informações, uma iniciativa chamada de Prova Real e deu dicas para que cada um possa fazer também a sua checagem dos fatos:

– Desconfie de informações sem evidências; de mensagens que não citam a fonte, e de conteúdo que incita o ódio e a violência;

– Use buscadores para verificar outras fontes; cheque se aparece em veículos de comunicação profissionais; entre em contato com um profissional da área em que você confie;

– Estranhe, desconfie duvide e não compartilhe o que não está checado.

Pular para o conteúdo