Núcleo de Língua Alemã da Acib se reúne com cônsul geral da Alemanha

Núcleo de Língua Alemã da Acib se reúne com cônsul geral da Alemanha
05/11/2021

Núcleo de Língua Alemã da Acib se reúne com cônsul geral da Alemanha

Na sexta-feira (5) o Núcleo Língua Alemã da Acib recebeu para uma reunião online o cônsul geral da Alemanha em Porto Alegre, Milan Andreas Simandl. Ele falou sobre “Perspectivas da Relação Brasil & Alemanha: trabalho e as prioridades do Consulado em Santa Catarina”. Segundo o cônsul, o Brasil e a Alemanha cooperam em muitas questões da agenda internacional. “O Brasil é o mais importante parceiro comercial da Alemanha na América do Sul, com volume comercial superior a 14 bilhões de euros em 2020. A Alemanha está na quarta posição entre os maiores parceiros comerciais do Brasil”, destacou.

O consulado em Porto Alegre existe desde 1955 e promove as relações entre a Alemanha e o sul do Brasil. Entre os objetivos da instituição estão: fortalecimento da relação econômica, fomento do ensino da língua alemã, intercâmbio cultural, fortalecimento do conhecimento mútuo entre Santa Catarina e Alemanha, encontro entre catarinenses e alemães no âmbito de intercâmbio de estudos, parcerias entre universidades, intercâmbio econômico e turismo. As principais áreas de atuação em SC são as relações bilaterais econômicas.

Simandl falou sobre parcerias entre cidades catarinenses e alemãs e destacou os 200 anos de Fritz Müller, naturalista teuto-brasileiro que atuou em Blumenau e está sepultado em nossa cidade. Entre os serviços mais solicitados pelos catarinenses ao consulado, ressaltou os processos de confirmação de registros de nascimento e cidadania. “Cidadãos brasileiros que precisam de visto para estadias mais longas para cursos intensivos de idioma, intercâmbio escolar, estágio, estadia e estudo acadêmico ou trabalho, o solicitam no consulado geral. A novidade é o Working Holiday Visa, que dá anualmente a oportunidade a mil jovens brasileiros de viajar para a Alemanha com um visto anual e trabalhar lá por seis meses. Devido à pandemia, esse programa foi temporariamente suspenso”, explicou o cônsul.

Quanto às restrições relacionadas à pandemia na Alemanha, Simandl explicou que, atualmente, os números de infecções da doença estão subindo em razão do inverno, porém as escolas e universidades estão trabalhando de forma presencial. “Esperamos que, com o avanço da vacinação, ano que vem a situação se normalize”, apontou. O cônsul honorário da Áustria, Mauro Kirsten, ressaltou a importância do idioma alemão para Blumenau e o trabalho das escolas e consulados da Áustria e Alemanha no sentido de fomentar o estudo do idioma e intercâmbios culturais e econômicos.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Blumenau, Sylvio Zimmermann Neto, presente na reunião, informou que a Rede Municipal de Ensino de Blumenau contará no próximo ano com mais sete escolas bilíngues, sendo cinco em Inglês e duas em Alemão.

Pular para o conteúdo