Núcleo de Relações Internacionais participa de palestra do PEIEX sobre estratégias para crescimento no exterior

24/10/2022

Empresários, estudantes e a comunidade em geral tiveram a oportunidade de receber informações sobre as principais estratégias de crescimento no mercado externo. O encontro foi promovido pelo núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) executado pela Universidade Regional de Blumenau (Furb), e aconteceu nesta quarta-feira, dia 19, no auditório da Biblioteca Universitária. Integrantes do Núcleo de Relações Internacionais da Acib estiveram presentes no encontro.

Com a temática “Como exportar serviços e tecnologias”, o CEO da WTM Brasil, Lisandro Vieira, falou sobre como funciona a entrada no mercado externo e a formação de preços para exportação. Lisandro também é conselheiro de administração da Associação Brasileira de Comércio Exterior (AEB) e durante o evento ressaltou a importância do PEIEX para auxiliar os empresários em todos os passos de investimento em outros mercados. “Muito mais do que um apoio ao empresário, quando o técnico do PEIEX sai da empresa, ele deixa lá um mapa de valor, com uma série de análises e ferramentas concretas que o empresário poderá usar como base ou até mesmo entregar amanhã para um funcionário novo que ele vai contratar e dar segmento”, explica Vieira.

Hoje mais de 100 empresas pertencentes à região do Vale Europeu e estão desenvolvendo atividades junto aos profissionais atuantes no Programa de Qualificação, a fim de aprimorarem seus conhecimentos e investir com segurança em negócios no exterior. O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) é implementado em todas as regiões do país, por meio de parcerias da ApexBrasil com instituições de ensino (como universidades, parques tecnológicos ou fundações de amparo à pesquisa) ou federações de indústria. Chamadas de entidades executoras do programa, elas são responsáveis pela aplicação da metodologia do PEIEX na qualificação de empresas.