Projeto Geração Empreendedora divulga selecionados em Blumenau
Foram divulgados nesta semana os selecionados para a próxima etapa do programa Geração...
O presidente do Observatório Social de Blumenau (Osblu), Jorge Lobe, participou da Reunião Conjunta de Diretoria e Conselho Consultivo da Acib, nesta segunda-feira (07). Ele apresentou a estrutura da entidade, diretoria e mantenedoras.
Entre as importantes atividades do Observatório está o acompanhamento das licitações do Poder Público de Blumenau e também a verificação dos produtos entregues no Centro Integrado de Armazenagem e Distribuição (Ciad) do município.
“Hoje temos controle da agenda de entrega dos produtos licitados. Além disso, conseguimos construir com o município uma agenda permanente de transparência, com a discussão de temas importantes, como o sistema de acompanhamento de obras desde a licitação até a entrega”, destacou Lobe, explicando que este é um projeto buscado há três anos e que agora está sendo concretizado.
“Talvez sejamos o primeiro município a ter este acompanhamento total”, ressaltou.
Lobe apresentou também o projeto do E-PROC, sistema para processos de solicitação eletrônica de autorizações e licenças de qualquer natureza, entre outras atividades desenvolvidas pelo Osblu.
O presidente do Observatório mostrou, ainda, algumas atividades de cada Grupo de Trabalho (GT) da entidade, nas áreas de Saúde, Educação, Obras, Câmara de Vereadores, Samae, entre outros. Citou que, neste ano, por exemplo, os voluntários acompanharam a entrega de todos os uniformes e agendas do município e que graças a este trabalho, as agendas com problema foram devolvidas e entregues novamente conforme a qualidade acordada.
Lobe também comentou sobre o trabalho do Osblu de acompanhar todos os trabalhos dos Conselhos do município. Outra frente de trabalho está na construção de indicadores da Educação em Blumenau, para melhorar a qualidade do ensino. Escolas particulares estão sendo convidadas também para contribuir. No momento, voluntários do Osblu estão também acompanhando os gastos da Câmara de Vereadores e o projeto para uma nova sede.
O presidente do Osblu também anunciou novidades para o próximo ano, como um projeto de educação para crianças.
Atribuições do Osblu:
? Mobilizar as pessoas em torno da causa “educação para cidadania fiscal”;
? Identificar e captar recursos para a manutenção e crescimento do Observatório Social;
? Ampliar o quadro de associados, mantenedores e parceiros;
? Buscar e capacitar colaboradores voluntários e estagiários;
? Identificar e elaborar treinamento sobre cidadania fiscal, nos órgãos públicos, escolas, entidades e empresas;
? Fomentar a participação das micro e pequenas empresas nas compras públicas;
? Prestar contas dos resultados à sociedade, órgãos observados e OSB;
? Participar ativamente da Rede OSB de Controle Social, compartilhando informações e boas práticas;
? Organizar eventos voltados à transparência e Controle Social na cidade.
Para saber mais sobre o Osblu, acesse o site: