ACIB conhece Colégio Policial Militar de Blumenau
Direção da escola apresentou o projeto que conta com 430 alunos matriculados do sexto...
Uma parceria inédita está colocando Blumenau na condição de ícone da inovação na região do Vale do Itajaí. Depois de sediar com sucesso o Simpósio Habitats de Inovação de Santa Catarina ? reunindo em um só lugar os principais operadores do ecossistema do Estado ? agora é a vez da cidade receber o Hachatruck Makerspace.
Uma iniciativa da Furb e Instituto Gene, com apoio de parceiros como Sistema AILOS, Fundação Fritz Muller (FFM), DATI e Unifique, o caminhão do programa IBM de Cidades Inovadoras, chegou à sede do Instituto Gene neste mês de dezembro. Na semana passada, integrantes do Núcleo de Inovação da Acib foram conhecer o espaço, que fica em Blumenau até dia 21 de dezembro, com foco em estudantes de cursos relacionados à tecnologia da informação sobre (Internet of Things). O projeto de educação da companhia conta com o apoio da Apple e Flex, e execução do Instituto Eldorado.
“Temos duas turmas em treinamento sendo uma à tarde e outra à noite, totalizando 40 alunos. Nos meses anteriores, eles passaram por ensino EAD e avaliações e agora estão na fase presencial que engloba 60 horas de atividades teóricas e práticas no ensino de Internet das Coisas e desenvolvimento de aplicativos móveis”, comenta o coordenador do projeto aqui em Blumenau, presidente da FFM, professor da Furb e diretor da Acib, Everaldo Grahl.
O curso é oferecido pela IBM e é gratuito. Até o dia 21 de dezembro os alunos selecionados para as aulas serão capacitados na linguagem de programação Swift para iOS, utilizarão as metodologias mais avançadas de desenvolvimento (DevOps, Agile, Scrum e Design Thinking) e tecnologias voltadas a Internet das Coisas. Além disso, todos os participantes poderão desenvolver protótipos de suas ideias.
Na primeira fase do projeto, que ocorreu entre setembro de 2014 e dezembro de 2017, o Hackatruck percorreu mais de 48.000 km e passou por 10 universidades em todas as regiões do País. Cerca de 4 mil alunos assistiram às aulas e workshops. Na segunda fase do projeto, serão 11 universidades percorridas entre maio a setembro de 2019. Blumenau encerra as visitas de 2018.
Para mais informações, acesse www.hackatruck.com.br.