Finalistas do 24º Prêmio Gustav Salinger apresentam seus cases na segunda fase de avaliação
Vencedores do prêmio serão conhecidos no dia 10 de novembro.
Entidades que representam os setores produtivos de Blumenau, como Acib, Fiesc e Sintex, em parceria com instituições educacionais e a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município, estão desenvolvendo o “Projeto de Empregabilidade”. A iniciativa, que envolve ao todo 17 instituições, tem como objetivo traçar um panorama da mão de obra disponível na cidade e empregar quem está fora do mercado de trabalho.
Foram elaborados três tipos de questionários que estão sendo aplicados nas empresas, agências e consultorias de Recursos Humanos e instituições de ensino. No setor produtivo, a aplicação abrangerá as áreas de serviço, comércio e indústria e vai mapear o atual cenário de empregos, distribuição de cargos, funções e nível de escolaridade dos colaboradores. Nas agências e consultorias de recrutamento o foco da pesquisa é entender a dinâmica das vagas disponíveis no mercado. Já nas unidades de ensino, o objetivo é mapear os cursos que mais formam mão de obra, quais têm mais procura e quais empregam mais. Segundo o grupo de trabalho, a amostra ideal é a coleta de dados de, pelo menos, 372 empresas.
Quem tiver interesse em responder à pesquisa, contribuindo para o levantamento de dados, tem até dia 26 de agosto e pode acessar um dos links, divididos por setores: Comércio – https://lnkd.in/dGwq7fyE; Indústria – https://lnkd.in/dfi2-GRb; e Serviços – https://lnkd.in/dgYP3ck4. Com os dados em mãos, a segunda fase do projeto vai analisar as informações colhidas e buscar soluções de curto e médio prazo com foco na formação de mão de obra para sanar as áreas deficitárias e capacitação de quem se encontra à margem das oportunidades. Mais informações sobre a pesquisa podem ser solicitadas pelo e-mail administrativo@acib.net.
Entidades participantes do projeto:
– ACIB
– Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Blumenau
– CDL Blumenau
– AMPE
– FIESC
– SESI/SENAI
– SENAC
– FURB
– SINTEX
– SIMMMEB
– SINDUSCON
– Blusoft
– SIAPB
– SINDILOJAS
– SINDIGRAF
– SETCESC
– SESCON