ACIB recebe Plenária de Presidentes da Facisc regional Vale
Evento contou com o lançamento da campanha “Prevenir custa menos do que recomeçar”...
A diretora geral da Secretaria Municipal de Educação, Marilete de Souza; a diretora Administrativa Financeira, Sandra Maria Francisca; e o coordenador de línguas estrangeiras, Caíque Fernando da Silva Fistarol; participaram da reunião de Diretoria da Acib, nesta segunda-feira (30). Eles apresentaram o projeto de Escola Bilíngue em Blumenau (SC), que iniciará a partir de 2019.
O Decreto nº. 11.850/2018, que cria duas unidades de ensino bilíngue em Blumenau, foi assinado no dia 25 de julho pelo o prefeito Mário Hildebrandt. O projeto encontra-se agora na fase de formação de professores.
Uma das instituições a receber a novidade será a Escola Municipal Erich Klabunde, no Distrito da Vila Itoupava. Em 2019, os alunos do 1º ao 5ª ano passarão a ter aulas na língua alemã. A partir de 2020, a medida será estendida até o 9º ano. A Escola Municipal Professor Fernando Ostermann, localizada no bairro Boa Vista, oferecerá, a partir de 2019, matérias na língua inglesa.
O coordenador de línguas estrangeiras explicou as diferenças do processo de ensino bilíngue e a metodologia que será empregada. Caíque destacou que o projeto envolve ensino de leitura, escrita, oralidade e escuta, ultrapassando os limites da sala de aula e das mídias tradicionais. O projeto envolve todos os espaços das escolas contempladas pelo projeto. Envolverá não apenas os professores em sala de aula, mas todos os profissionais das unidades de ensino, além de ferramentas de aprendizado com novas mídias como podcasts ou videocasts, por exemplo, além das mídias tradicionais.
O presidente da Acib, Avelino Lombardi, avaliou positivamente o projeto. “Nossa cidade tem muito a ganhar com essa iniciativa!”, destacou. “É um projeto muito importante para todo o meio empresarial.”