ACIB conversa com nova delegada regional

28/02/2023

ACIB conversa com nova delegada regional

A Delegada Regional de Polícia Civil, Juliana Tridapalli, esteve na Associação Empresarial de Blumenau (ACIB) nesta segunda-feira (27/2) a convite da presidência da instituição. A responsável pela 3ª Delegacia de Polícia de Blumenau, que abrange 12 cidades, conversou com a diretoria sobre o trabalho e explicou como funciona a infraestrutura da entidade.

“Nosso principal problema é a falta de efetivo, o último concurso para delegado de polícia foi em 2014, em 2019 entraram os últimos classificados e hoje não temos mais profissionais aprovados para poder chamar”, lamenta. Segundo ela, o problema também ocorre com os demais cargos como agente e escrivão. Blumenau conta atualmente com 175 policiais civis. Além disso, a cidade também precisa de melhora na estrutura física das delegacias, principalmente da 1ª Delegacia de Polícia, que atende a região central. “A Polícia Civil não tem independência orçamentária, dependemos do Governo do Estado”, explica. A boa notícia é que a Polícia Civil de SC é considerada a melhor do país, com índice de resolução de cerca de 90% dos casos de homicídio e feminicídio, por exemplo.

O presidente Renato Medeiros informou que no dia 20 de março a ACIB realizará uma reunião onde convidará os deputados estaduais, federais e senador eleitos e ligados à região do Vale Europeu e a situação da 3ª DP entrará na pauta. “Também vamos desenvolver um ofício em nome da entidade pedindo atenção do Governo do Estado à Polícia Civil”, conclui.