ACIB faz balanço positivo da campanha Voto no Vale é Voto que Vale Mais

04/10/2022

ACIB faz balanço positivo da campanha Voto no Vale é Voto que Vale Mais

A Campanha “Voto no Vale é Voto que Vale Mais” organizada pela ACIB com a participação da CDL-Blumenau, Ampe e associações empresariais das cidades do Vale Europeu encerrou de forma positiva. Pelo menos na avaliação da presidência da associação de Blumenau. “Fizemos essa campanha envolvendo todas as entidades e o nosso papel foi receber todos os candidatos. Elegemos três deputados federais e quatro estaduais”, explica o presidente Renato Medeiros. Outra observação interessante é que quatro dos eleitos não tinham mandato. A apresentação dos dados foi feita nesta segunda-feira (3/10) para conselheiros e diretoria.

Os eleitos do Vale para a Assembleia Legislativa foram: Delegado Egídio Ferrari (PTB), Ivan Naatz (PL), Marcos da Rosa (União Brasil) e Napoleão Bernardes (PSD). Já as vagas de deputado federal serão ocupadas por Ana Paula Lima (PT), Gilson Marques (Novo) e Ismael dos Santos (PSD).

Um dado interessante é que neste ano, 57% dos votos de Blumenau para candidatos foram dados a deputados federais da região. Já para deputado estadual, dos 190 mil votos válidos, 71% foram para os candidatos locais.

O desempenho de 2022 superou o atingido pela região em 2018, quando foram eleitos quatro deputados estaduais (três de Blumenau e um de Timbó) e um deputado federal (Pomerode).

Bancadas
A nova composição da Assembleia Legislativa por região ficou assim: 11 eleitos pela Grande Florianópolis, 7 pelo Oeste, 7 pelo Sul, 5 pelo Norte, 4 do Vale, 2 do Alto Vale, 2 da Serra e 2 da Foz do Rio Itajaí. Já a Câmara de Deputados será formada por: 4 eleitos pelo Oeste, 3 do Vale, 3 do Sul e 3 do Norte, 1 da Serra, 1 do Alto Vale e 1 da Foz do Rio Itajaí.