Diretor da Acib visita entidades ligadas ao empreendedorismo e inovação em Lisboa

22/01/2018

O diretor executivo da Acib, Charles Schwanke, esteve entre dezembro de 2017 e janeiro de 2018 visitando e conhecendo o modelo de atuação de três entidades localizadas em Lisboa, Portugal.

Na primeira, Beta-i, foi recebido pelo gerente de comunidade e produção, Rodrigo Zwetsch. A Beta-i é uma das principais organizações de empreendedorismo e inovação de Portugal, ajudando as empresas novas e estabelecidas a expandirem o modo de inicialização (executando programas de aceleração e inovação, organizando eventos, promovendo investimentos e criando ótimos espaços de trabalho em sua sede).

Outra entidade contatada foi o Polo Tecnológico de Lisboa, conhecido como Lispólis. Lá foi recebido pelo diretor de promoção e inovação, Pedro Rebordão. O Lispólis é uma associação privada sem fins lucrativos, fundada em 1991 e conta com 115 empresas instaladas. A entidade apoia ideias, startups e scale-ups, além de acolherem micro e pequenas empresas de base tecnológica e empresas vindas de programas de aceleração e incubação. Ajudam no procura de investimento e financiamento, além de facilitarem o networking e o estabelecimento de parcerias.

Por último, foi a vez de conhecer a Startup Lisboa, em uma visita recepcionada pelo

CEO Miguel Fontes e pela gerente de parcerias Sara Madeira. Inaugurado em fevereiro de 2012, o QG da Startup Lisboa agrupa mais de 40 startups e apoia a criação de empresas em seus primeiros anos de atividades. A entidade foi criada pelo Município de Lisboa, Montepio Bank e IAPMEI – Agência Portuguesa de Competitividade e Inovação. É uma associação privada sem fins lucrativos que oferece espaço para escritórios empresariais, bem como uma estrutura de apoio (mentoring, parceiros estratégicos, acesso a investimentos/financiamento, atividades de rede e uma comunidade baseada em conhecimento e compartilhamento).

Em todas as instituições foi proposta a troca de informações e a possibilidade de acolhimento de empresas catarinenses que desejem abrir mercado na Europa. As três instituições se colocaram a disposição para ajudar e receber empresas catarinenses através da parceria com a Acib e a Recepeti ? Rede Catarinense de Inovação.

Para mais informações:

Beta-i: www.beta-i.pt