Empresários de Blumenau conversam com presidente da Alesc

02/04/2019

Empresários de Blumenau conversam com presidente da Alesc

“Não existe nova ou velha política. Existe política bem feita!”, foi a frase de abertura do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Júlio Cesar Garcia, na reunião de Diretoria e Conselho Deliberativo da Acib, nesta segunda-feira (01). O encontro reuniu autoridades, como membros da bancada do Vale, prefeito Mario Hildebrandt e dezenas de empresários.

Com pontuações objetivas e elogiadas pela classe empresarial, Garcia comentou que o presidente Jair Bolsonaro foi muito feliz na composição da espinha dorsal do governo e despertou expectativas bastante positivas. “O que nos atrapalhou no meio do caminho foram as declarações do presidente, que derivaram em um relacionamento azedo entre os poderes e atrasos nas reformas necessárias”, avaliou.

“Este descompasso nos deixa apreensivos. É preciso iniciar esse ciclo de reformas, como a tributária e política, precisamos facilitar a legislação. Que haja disputa de ideias e não esse amontoado de partidos políticos para disputar eleições. As reformas em Brasília são fundamentais”, destacou.

Ainda de acordo com o presidente da Alesc, “se muita coisa mudou nas eleições, o fato é que o sistema continua o mesmo e não há como governar se não houver estabilidade política. Na avaliação de Garcia, o governador está tentando um novo modelo e temos que ter paciência respeito, além de torcer para que a equipe técnica dele o ajude a fazer um bom governo, o que é a torcida de todos!”

Competitividade

Recentemente, ao final de 2018, setores produtivos, como o têxtil, encontraram problemas com decretos que colocaram em risco a política de incentivos fiscais praticadas por Santa Catarina. “Estes incentivos fiscais são fundamentais para que o Estado continue sendo competitivo. Só estamos discutindo isso porque existe uma guerra fiscal no Brasil e SC não pode perder competitividade diante disso. Governo achou que o caminho mais fácil para aumentar a arrecadação era tirar os incentivos fiscais, sem uma análise mais apurada, sem discutir com os setores mais atingidos. Então, a Alesc resolveu adiar o início da vigência destes decretos para o governo discutir com cada segmento as alterações necessárias. O que o governo acertar com o setor produtivo, a assembleia aprova”, enfatizou Garcia.

Redução de gastos

“Essa eleição nos trouxe esse alento de poder cortar tudo que é possível cortar. Temos a obrigação de reduzir tudo que é possível reduzir”, enfatizou Garcia.

BR 470

Sobre o término de obras de infraestrutura, Garcia afirmou que não acredita que um presidente ou outro governante venha até aqui mentir descaradamente. “É que a máquina pública tem problemas”, destacou. Sobre a 470 e demais obras prioritárias da região, ele conclamou pela união da classe política.

“Temos uma bancada expressiva de Blumenau e essas bancadas regionais têm que se unir! Vou estar junto com eles para dar condições de todos analisarem e darem andamento às demandas da região de Blumenau. Vou me irmanar para pressionar – no melhor sentido da palavra – para que as obras possam se tornar realidade. Vamos trabalhar por SC. Vamos trabalhar por Blumenau!”, garantiu Garcia.

O presidente da Acib, Avelino Lombardi, e o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, deixaram claro que que o principal problema da região hoje é a BR 470.