Empresários reúnem-se com comandante geral da PM

28/03/2018

Empresários reúnem-se com comandante geral da PM

A Acib recebeu nesta terça-feira (27) em sua sede o comandante geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, e o subcomandante geral, Coronel Cláudio Roberto Koglin. As autoridades foram recebidas pelo presidente da entidade, Avelino Lombardi, e o vice-presidente, Renato Medeiros. Após conhecer a entidade, eles juntaram-se a outros empresários e autoridades, no Bela Vista Country Club, em um jantar organizado por entidades empresariais da região em homenagem ao Comandante.

O presidente da Acib destacou a importância do novo comando para Blumenau, uma vez que Koglin conhece bem a região e as demandas por segurança da cidade, como a necessidade de um efetivo maior. “As entidades empresariais reivindicam, reivindicam, e na grande maioria das vezes não são atendidas. Quando conseguimos fazer com que o Estado nos ouça devemos comemorar e agradecer”, comentou Lombardi, explicando sobre a ideia do evento.

O prefeito de Blumenau Napoleão Bernardes parabenizou as entidades e citou a importância do tema da segurança pública para todas as prefeituras. “O objetivo aqui hoje é externar ao nosso comando que nos sentimos bem representados e já percebemos nesses 33 primeiros dias a sensação de segurança aumentar. A ostensividade e a presença nos deixam entusiasmados, com fé e esperança de que nossa região possa ser olhada com justiça e proporcionalidade”, destacou.

Koglin agradeceu apoio de todos e brincou que na presença do comandante o subcomandante concorda ou se cala.

O comandante Araújo já iniciou seu pronunciamento mostrando seu perfil de gestão e estratégico, afirmando que não via sua presença aqui como uma benesse, e que está muito acostumado a prestar contas. “A cidade é de quem produz riqueza, gera emprego. E uma cidade próspera é o melhor projeto social que existe. Tenho enorme prazer em conhecer o empresariado local”, afirmou.

Ele descreveu o cenário atual da Polícia Militar: muito mais jovem, instruída e tecnológica. “Hoje a tecnologia já é realidade nas viaturas. Todas são equipadas com tablets”, exemplificou. Comentou ainda sobre novo projeto de aplicativo para chamar viaturas, que deve substituir o 190 em breve, entre outros projetos.

Sobre os desafios, destacou a população de Santa Catarina, que tem 7,5 milhões de habitantes e 10 mil policiais. Para avançar nesse cenário, explicou que está sendo implantado um novo modelo de gestão que prioriza a redução da criminalidade violenta, de roubos e violência doméstica; redução da sensação de insegurança; e aumento da confiança na polícia. “Queremos que a população tenha a percepção de que somos capazes de lidar e combater o problema”, destacou.

Conforme explicou o comandante, os resultados estão sendo acompanhados de forma rigorosa e neste primeiro mês já foi registrada a redução de 29% nos homicídios em Santa Catarina. “Esse é um momento de retomada da confiança na polícia”, destacou.

Entre as estratégias adotadas pela PM recentemente estão estratégias de choque, como a que ocorreu em Blumenau na semana passada e reuniu policiamento ostensivo em diferentes regiões da cidade. “Uma noite em que o crime não acontece”, explicou o comandante Araújo.

Também estão sendo aplicadas estratégias para prender lideranças do mundo do crime, apreender arsenais de arma e para capturar grandes cargas de drogas, para prejuízo. Outra iniciativa também foi aplicada recentemente nas divisas de Santa Catarina. “Em uma ação conjunta com o Paraná, cobrimos todas as divisas, desde passagem de burros, pinguelas, grandes rodovias até aeroportos”.

“Um dos nossos lemas atuais é ‘presentes e protegendo’. Queremos que a população sinta nossa presença e se sinta protegida”, destacou Araújo, que ao fim do evento também respondeu questionamentos dos presentes.