Entidades empresariais se reúnem com Fórum Parlamentar Catarinense e Ministério dos Transportes em Brasília

18/12/2017

O Fórum Parlamentar Catarinense e entidades empresariais do Vale do Itajaí se reuniram com o secretário executivo do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Fernando Fortes Melro Filho, na semana passada, em Brasília (DF), para debater as questões levantadas pelo Movimento Voz Única, da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). A agenda foi aberta pelo deputado João Paulo Kleinübing, coordenador do Fórum.

O presidente da Acib, Avelino Lombardi, representou a entidade na reunião e levou as prioridades elencadas para a região ao longo deste e no próximo ano. “Temos a duplicação da BR-470, por exemplo, e outras obras prometidas. Também quisemos saber qual será a verba destinada para infraestrutura em 2018. A ideia foi fazer as cobranças que precisamos para que as coisas de fato aconteçam”, destacou Lombardi.

De acordo com ele, foram confirmados R$ 155 milhões para o orçamento do próximo ano. Segundo o DNIT, o montante será suficiente para finalizar os lotes 1 e 2 da BR-470 e as duas intervenções no trevo do Badenfurt e no Viaduto da Mafisa.

Além disso, a bancada catarinense se posicionou sobre a licitação da BR-153. Foi solicitado ao Ministro dos Transportes o projeto de concessão com prazo definido para o trecho de obras, além de uma visita técnica ao local. Por fim, foi reforçada a demora na liberação dos recursos para as desapropriações do Aeroporto de Navegantes.