Área de Capacitação Corporativa da ACIB encerra atividades do ano
Em 2024, foram realizadas mais de 270 horas de treinamentos que contemplaram cerca de 900...
O perfil do consumidor e o mercado pós-pandemia foi tema de um bate-papo que o Núcleo de E-commerce da Acib promoveu nesta sexta, dia 19 de março, com o consultor Artur Ximenes. ” Não podemos afirmar se estamos no início, no meio ou no fim da crise. Precisamos ajustar nossa mente para este novo ambiente. A pandemia atingiu cada segmento de uma maneira diferente”, observou.
Ximenes alertou que a atenção daqui em diante deve ser redobrada. “Temos que estar com a guarda levantada. O que fizemos até ontem pode não ser suficiente de hoje em diante. Existem muitas variáveis que podem interferir na forma de consumir em toda a população”, afirmou. Ele lembrou que a pandemia chegou logo no início da recuperação de uma crise na economia. “Os hábitos de consumo mudaram em função dos bens que consumimos. As classes sociais foram impactadas de maneiras diferentes. As classes desprivilegiadas foram afetadas de forma radical. Sairemos dessa pandemia com novas classes sociais. No pós-pandemia teremos os ricos, uma classe média achatada, os pobres, o novos pobres, os miseráveis e os novos miseráveis”, apontou.
O consultor acredita que será preciso encontrar novos motivos para fazer coisas diferentes. “O mercado é uma guerra constante. Lidamos com clientes impacientes e infiéis. Quem consegue gravar no coração do cliente algum tipo de relevância tem a chance de continuar vendendo por longa data para ele aumentada. Há clientes que você vai precisar demitir porque não geram o que é necessário. Vamos ter que ter coragem para abrir mão de pessoas e mercados”.
Algumas mudanças sociais importantes, que influenciaram o comportamento de consumo no mundo, segundo Artur Ximenes:
O consultor ainda destacou que é importante entender de que forma os consumidores estão se ocupando e como a empresa pode desenvolver produtos para este novo comportamento. Ele ainda apontou que o relacionamento não termina depois da compra. Por isso, é importante ter um excelente atendimento pós-venda.
Para finalizar, Artur Ximenes deixou algumas considerações: