Projeto Geração Empreendedora divulga selecionados em Blumenau
Foram divulgados nesta semana os selecionados para a próxima etapa do programa Geração...
O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt; o presidente do Seterb, Marcelo Schrubbe; e a engenheira da prefeitura, Rita Bruel; participaram da Reunião de Conselho Deliberativo e Diretoria da Acib, nesta segunda-feira (04), para apresentar o Plano de Segurança Viária de Blumenau, que tem como objetivo tornar a cidade um local mais acessível e seguro, reduzindo o número de vítimas no trânsito e acidentes.
Com destaque para os investimentos em tecnologia, o Plano consiste em um conjunto de medidas e ações que objetivam ampliar a proteção à comunidade, tanto para pedestres, quanto para motoristas. Entre as inovações previstas, estão o Centro de Controle Operacional (CCO), que está em fase de licitação.
“O Plano de Segurança Viária vai mudar o conceito de como a gente controla o trânsito hoje”, destacou Schrubbe, acrescentando que “vamos ter muito mais agilidade e assertividade nas ações”.
Em sua primeira fase, por exemplo, haverá um módulo de trânsito que irá controlar todo o trânsito integrado ao transporte público. A novidade também vai otimizar deslocamentos das viaturas do Samu ou dos Bombeiros para as ocorrências, evitando que ambas se dirijam à mesma ocorrência sem necessidade. Outra mudança importante será no controle por câmeras. De acordo com o prefeito, hoje são aproximadamente 90 câmeras em Blumenau. Com o Plano, o número amplia para 300.
Com um sistema semafórico inteligente, integrado com circuitos de monitoramento e de gestão, a expectativa é de condições mais seguras, com redução nos números de acidentes. Será possível, ainda, identificar, veículos roubados.
Equilíbrio
O Plano também tem como objetivo que, até o final de 2035, exista o um plano de distribuição da matriz modal equilibrado entre transporte coletivo e individual.