Praça do Empreendedor é apresentada à Acib em reunião de Diretoria

27/07/2021

Praça do Empreendedor é apresentada à Acib em reunião de Diretoria

A última reunião de Diretoria da Acib que ocorreu na segunda-feira (26), de forma presencial, teve como convidados o secretário municipal de desenvolvimento econômico, Sylvio Zimmermann e o diretor da Praça do Empreendedor de Blumenau, Rafael Phillipe de Oliveira.

A praça do empreendedor foi fundada em junho de 2015 e tem o intuito de facilitar o processo de empreender na cidade. “Hoje, podemos afirmar que 98% dos nossos processos são digitais e apenas 2% presencial. Exemplo disso é que antes era preciso de 60 dias para registro de contrato social, hoje, isso é resolvido em menos de 24 horas”, destacou Oliveira.

No primeiro semestre de 2021 foram realizadas mais de 4.900 consultas de viabilidade na Praça do Empreendedor de Blumenau e mais de 1.900 empresas abertas até abril de 2021. Desde o início das atividades da Praça do Empreendedor foram abertas mais de 28 mil empresas em Blumenau. “Esses números destacam o crescimento de novas empresas na cidade o que reflete na melhoria da economia local”, relatou.

Lei da Liberdade Econômica

No momento, o secretário municipal de desenvolvimento econômico, Sylvio Zimmermann, apresentou e trouxe a discussão junto à Diretoria da Acib sobre a Lei da Liberdade Econômica Lei 13.874/2019. A mesma estabelece normas de proteção à livre iniciativa e ao livre exercício de atividade econômica e disposições sobre a atuação do Estado.

“O grande diferencial de Blumenau é o DNA do empreendedor, com muita garra e força de vontade. Blumenau tem um bom ambiente econômico, pois favorece o empreendedorismo e desenvolvimento econômico regional”, comentou Zimmermann.