Presidente da Acib recebe demandas dos Bombeiros

04/02/2019

Presidente da Acib recebe demandas dos Bombeiros

O presidente da Acib, Avelino Lombardi, e o gerente executivo, Charles Schwanke, receberam na sede da Associação, nesta segunda-feira (04), o Tenente-Coronel, Luciano Mombelli da Luz, Comandante do 3o Batalhão de Bombeiros Militar; o 1o Tenente Fillipi Pamplona, Comandante do 1o Pelotão de Bombeiros Militar e o 1o Sargento Israel Machado.

Trazendo algumas demandas atuais da corporação, eles vieram solicitar às empresas associadas à Acib que direcionem Pessoas com Deficiência (PCDs) que não possam atuar nas empresas – por motivos diversos – para o trabalho na Central 193, atendendo telefonemas de emergência da população. “Sabemos da necessidade de preenchimento das cotas para PCDs, mas nem sempre as empresas podem absorver os profissionais. Seria de muita ajuda se conseguíssemos dois profissionais compatíveis com a função ao telefone, para prestarmos um serviço ainda melhor à população”, destacou Mombelli.

O presidente da Acib sugeriu que se verifique a possibilidade de elaborar um convênio entre as empresas associadas e os bombeiros para este fim.

Novas sedes para o Arcanjo e o Samu
Durante o encontro, Mombelli também informou sobre a ideia de construção de novas sedes para o BOA ? Batalhão de Operações Aéreas e para o Samu – Serviço de Atendimento Médico de Urgência no município de Blumenau. Para abrigar a estrutura do helicóptero Arcanjo-03, é necessário construir um novo hangar no aeroporto de Blumenau em substituição à estrutura atual, que é alugada pelos Bombeiros. Já no caso do Samu, a ideia é encontrar um terreno ideal na região da Velha, a fim de atender uma antiga demanda da população. “A verba para obras, de R$ 500 mil, já está disponível via recursos da Secretaria de Estado da Saúde. Falta o terreno”, explicou, acrescentando que há urgência na busca do espaço, para evitar que a verba seja transferida a outra pasta.

Aplicação de recursos decorrentes das taxas
Pamplona, durante o encontro na Acib, também apresentou o destino dos recursos recebidos por meio das taxas de segurança contra incêndio. Foram adquiridas uma viatura Mercedes-Benz Sprinter para uso como ambulância e duas viaturas Toyota Etios para uso administrativo. Os veículos foram comprados com recursos do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros Militar, convênio entre Estado e Município, que faz com que as verbas das taxas de análise técnica do Corpo de Bombeiro Militar de SC permaneçam no município para uso dos quartéis da região em vez serem centralizadas em Florianópolis (SC). O investimento nas viaturas administrativas foi de R$ 55 mil cada e da ambulância foi de R$ 226 mil.

O presidente da Acib destacou a importância dessa transparência para que a população saiba da aplicação dos recursos pagos.