Secretário Paulo França apresenta obras de infraestrutura

03/04/2018

Secretário Paulo França apresenta obras de infraestrutura

Algumas obras estaduais na região do Vale do Itajaí, entre elas os planos para concessão da malha ferroviária e rodoviária estadual para a elaboração de um projeto intermodal para Santa Catarina, foram apresentadas pelo secretário de Estado de Infraestrutura, Paulo França, na Acib. Ele participou da reunião conjunta entre Diretoria e Conselho Deliberativo da entidade nesta segunda-feira (2).

Os investimentos em andamento no sistema rodoviário estadual, segundo França, chegam a R$ 4,3 bilhões em programas de investimentos e R$ 710 milhões em captação junto ao BNDES. Conforme França, 35% da malha rodoviária catarinense está em obras, praticamente um terço.

Uma obra importante para a região destacada pelo secretário é a reestruturação do canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí, para receber navios de até 366 metros de comprimento e largura de boca de até 52 metros. A ampliação da capacidade da rodovia Antonio Heil é outra obra, que está 57% concluída.

A restauração da rodovia Jorge Lacerda tem previsão de conclusão para dezembro de 2018. O valor total é de aproximadamente R$ 45 milhões. Já a SC 108 (acesso norte de Blumenau), segundo Paulo França, é fundamental para o nosso sistema viário. “Esta obra precisa entrar em nossa priorização. Ela é indispensável para o desenvolvimento da região Norte da cidade”, defendeu França. No entanto, disse que não há previsão pra conclusão.

O secretário citou ainda a conclusão de ponte de Indaial e comentou sobre projetos em elaboração junto ao programa do BID. França apresentou ainda projetos da ferrovia Norte Sul e ferrovia Litorânea e apresentou os aeroportos de Santa Catarina. Comentou que o aeroporto de Navegantes está com número de passageiros muito acima do previsto e destacou as principais ações planejadas para a infraestrutura aeroportuária catarinense, como a privatização do terminal de cargas do Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder (Navegantes).

O presidente do Conselho Deliberativo da Acib, Carlos Tavares D’Amaral, pediu atenção às necessidades do Aeroporto Regional de Blumenau, como o balizamento noturno.